Frases de agradecimento ao cliente: seja sincero e objetivo

Frases de agradecimento ao cliente não podem soar falsas: o cliente confia em você – Obrigado por comprar com a gente! – Volte sempre! – Esperamos vê-lo aqui mais uma vez, em breve! Tudo bem que essas frases de agradecimento ao cliente são uma demonstração de educação muito bem-vinda, mas será que não caímos no óbvio toda […]

Frases de agradecimento ao cliente não podem soar falsas: o cliente confia em você

– Obrigado por comprar com a gente!

– Volte sempre!

– Esperamos vê-lo aqui mais uma vez, em breve!

Tudo bem que essas frases de agradecimento ao cliente são uma demonstração de educação muito bem-vinda, mas será que não caímos no óbvio toda vez que pronunciamos uma dessas frases para clientes de agradecimento, assim, meio batidas?

É bom ficar alerta a isso e refletir que nada pode ser pior para espantar clientes do que a frieza ou um comportamento claramente automático.

Por isso, é bom se policiar e tentar ser o mais espontâneo e sincero possível.

Frases de agradecimento ao cliente

Frases de agradecimento ao cliente tem de ser sinceras

Por exemplo: um cliente vai a uma loja e até encontra uma coisa que queria muito, mas só tinha a peça de mostruário. Na hora que ele está saindo, meio chateado com a situação, o vendedor diz, distraído e motivado pelo costume: – Obrigado por comprar com a gente!

É… nada bom!

Ou pior, imagine que certo cliente esteja saindo de uma internação hospitalar e o manobrista diz, ao lhe entregar o carro: – Volte sempre!

Não, não… melhor não!

Agora, se você procura frases de agradecimento ao cliente para escrever em cartões, mensagens pessoais ou em um e-mail, é até possível anotar algumas fórmulas ou frases inspiradoras.

Mas, de novo, cuidado! Não repita a mesma frase para o mesmo cliente!

Para ajudá-lo, tanto em uma quanto em outra dessas duas situações, separamos uma série de dicas inspiradoras na hora de escrever ou dizer frases de agradecimento ao cliente.

Saber agradecer é só uma pequena parte de tudo que se deve fazer para proporcionar um bom atendimento. Que tal saber ainda mais sobre este tema? Baixe nosso Kit: Atendimento ao Cliente de Forma Eficiente, feito pela Agendor em parceria com quem domina essa matéria – as empresas Endeavor e NeoAssist.

Usando frases de agradecimento ao cliente

Agradecer faz parte da boa educação. E quando alguém gera a você ou sua empresa algum benefício, ser grato faz parte do esperado.

É claro que quando se realiza uma venda, ambos devem agradecimento um ao outro: se por um lado o cliente escolheu seu produto ou serviço (e você está agradecido por isso), por outro lado você resolveu um problema dele! Você o ajudou a encontrar o que queria, desejava ou precisava.

O segredo das frases para clientes de agradecimento é mostrar exatamente isso: que você gosta do que faz e se sente bem ajudando as pessoas a resolverem seus problemas.

Muitas vezes, você vai ouvir de volta: – Eu que agradeço!

Então vamos às dicas de frases de agradecimento ao cliente, começando por situações de Ponto de Venda (PDV).

Dicas de frases de agradecimento no PDV

Lembre-se de uma coisa importante: o cliente saiu da casa dele, pegou trânsito ou um ônibus lotado e escolheu ir até a sua loja, falar com você.

Seja agradecido e educado só por isso, de cara.

Frases de agradecimento ao cliente

Não trate o cliente de forma fria ou automática

Mas a chave para o sucesso das frases para clientes de agradecimento em loja é muito simples: analise cuidadosamente a situação. Veja alguns exemplos, não de frases prontas, mas de como agir em cada situação.

  • O cliente não comprou nada mas parece ter gostado da loja: Agradeça a visita e, se tiver, ofereça seu cartão para ele, se comprometendo a ajudá-lo, se precisar.
  • O cliente comprou um monte de coisas: Que tal ajudar a levar tudo para o carro, em sinal de agradecimento?
  • O cliente comprou pouco porque não tinha como pagar por mais: Seja discreto e cauteloso, agradeça pela compra e peça um contato para enviar dicas de promoções e descontos na loja.
  • O cliente comprou para outras pessoas (aniversário ou data especial, como Natal ou Dia das Mães), mas não comprou para ele, mesmo gostando: da mesma forma como no agradecimento acima, peça um contato para avisá-lo se o produto vai acabar ou se está com um preço melhor.

Poderíamos dar mais dezenas de exemplos, mas o importante é entender a ideia: analise a situação e agradeça adequadamente.

Já pensou em entender melhor os clientes em função de sua postura e outros sinais inconscientes? Assim vai ser bem mais fácil de agradecer corretamente! Aprenda essas técnicas aqui: PNL em vendas: alcançando resultados poderosos nas vendas

Agradecendo ao cliente por escrito

Agora você terá a oportunidade de ser bem mais detalhado, pessoal e específico.

Dê uma olhada nestas frases famosas sobre atendimento ao cliente para entender o espírito de como deve ser seu agradecimento:

Faça um cliente, não uma venda.

Katherine Barchetti

A qualidade é nossa melhor garantia da fidelidade do cliente, nossa mais forte defesa contra a competição estrangeira e o único caminho para o crescimento e para os lucros.

Jack Welch

Seus clientes mais insatisfeitos são sua melhor fonte de aprendizado.

Bill Gates

Os clientes compram pelas razões deles, não pelas suas.

Orvel Wilson

Não é o empregador quem paga os salários, mas o cliente.

Henry Ford

Percebeu a sutileza? Por isso, nunca apele para o emocional. Uma ideia refinada é oferecer um livro ao cliente e escrever o agradecimento na primeira página.

Seja qual for o meio de envio, use o nome do cliente, não escreva “Prezado Cliente”. E se for em papel (não eletrônico), use o final da página para assinar e pedir que todos que participaram do projeto também assinem.

Veja este exemplo inspirador de uma carta de agradecimento ao cliente:

Caro Sr. [NOME DO CLIENTE],

Ficamos melhores a cada dia no que fazemos graças à qualidade que você exige e ao prazer que temos em colaborar com sua empresa.

Encontrar a melhor solução e superar todos os desafios juntos é o que nos estimula a conhecer suas necessidades para poder atendê-las da forma ideal.

Obrigado por ter escolhido nossa proposta e por ter adotado nossa solução.

Contamos com você e com sua colaboração, bem como conhecimento e experiência, para mais um desafio de crescimento em parceria.

Obrigado!

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Mostre ao cliente que você se realiza ao ajudá-lo a encontrar o caminho das soluções!

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Preparado para agradecer seu cliente em diversas situações?

Fonte: Agendor

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